| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

AutoAval_Cintia

Page history last edited by PBworks 16 years, 11 months ago

Auto-avaliação da Cintia

 

Não esperava que o tema Cogumelo me trouxesse tantos conhecimentos. Na fase presencial, minha pergunta tinha sido outra e quando tive que optar por um grupo, a escolha foi mais pelos membros do que pela questão. Comecei a me perguntar “o que há de tão interessante sobre cogumelos?” Achava um “teminha” sem graça. Conhecia-os dos desenhos animados, das descobertas de infância e das comidas. Sabia também que existiam venenosos e comestíveis e que o aparecimento deles tinha que ser num local úmido e sombrio. Entretanto, ao fazer as pesquisas e postagens fui percebendo quanta coisa eu não sabia, como:

O reino ao qual o cogumelo faz parte. Creio que já havia visto na escola e no cursinho pré-vestibular, mas passou e não ficou. Considerei importante saber como ele se encontrava classificado na natureza e acabei descobrindo que outros seres também dividem o mesmo reino com os cogumelos.

 

Os cogumelos sempre pertenceram ao reino vegetal, contudo a partir de 1969 eles passam a inaugurar um novo reino da natureza: reino fungi. Portanto, os cogumelos são considerados fungos, além dos mofos e bolores. Diferenciam-se dos vegetais porque não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva. Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, necessitam obter seu alimento a partir de outro organismo, uma vez que não são capazes de sintetizá-los. Podem nutrir-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva — fungos parasitários. E encontram-se na água, terra, nos animais, homens e em detritos.

O ramo da biologia especializada no estudo dos fungos chama-se micologia.

Alto valor nutritivo. Nunca imaginei que o cogumelo, esse ser tão pequeno e pouco usual em nossa alimentação, fosse tão nutritivo e que superasse, em proteínas, até a carne.

 

Os cogumelos são compostos por 90% de água e os 10% que sobram estão boa quantidade de fibras, proteínas, carboidratos e baixo teor de lipídeos. Pesquisas apontam que os cogumelos possuem o dobro de proteínas existentes na carne bovina e por conterem pouca taxa de gordura não engordam. Mas, a grande descoberta dos pesquisadores foi quando constataram que o cogumelo possui altíssima taxa de ácido fólico: 400 a 1,4 microgramas por cada 100 gramas. É quase o triplo da quantidade que contém um fígado. O ácido fólico evita problemas cardiovasculares, Mal de Alzheimer e má formação do feto nos primeiros meses de gestação.

Não há consenso em como diferenciar o cogumelo comestível do venenoso. Faltam pesquisas para estabelecer características que ajudem a classificar os cogumelos. O que encontramos foram especulações feitas pelos trabalhadores rurais.

 

Não existe uma regra estabelecida para distinguir os cogumelos comestíveis e medicinais dos cogumelos alucinógenos e venenosos, embora tais lendas digam o contrário. Neste caso, o que vale ressaltar é “Nem sempre os cogumelos comuns são comestíveis e nem sempre os cogumelos em forma de guarda-chuva são venenosos”.O local onde se encontram também não é suficiente para distinguir espécies venenosas de comestíveis ou medicinais.

 

Construir o wiki a partir de projeto de aprendizagem para mim, foi inovador na forma de pesquisar, organizar, relacionar, sintetizar. Contudo o fato de ser em grupo, no qual nem todos os membros dispõem de internet em casa e que possuem diferentes compromissos e tempos além da especialização, dificultou o desenrolar do projeto. Pouco, conseguimos interagir. Dava sensação de algo truncado que custou ir para frente. Também, não me sentia responsável por fazer tudo, pois se era em grupo as tarefas deveriam ser divididas. Consegui trabalhar bastante no wiki durante as férias. Tive vontade muitas vezes de excluir páginas e conteúdos, deixava comentários dando as sugestões, mas não recebia respostas. Acho muito fácil se desestimular num trabalho assim. Porém, feito na escola, creio que os alunos estarão numa situação diferente, eles têm mais tempo destinado para o estudo e o encontro virtual ou físico pode ser facilitado. A fase presencial foi fundamental para dar impulso ao projeto, pois naquele momento, estávamos todos no mesmo tempo e espaço e com o mesmo objetivo.

 

Voltar à Página Inicial

 

Comments (1)

Iris Elisabeth Tempel Costa said

at 11:52 pm on Apr 25, 2007

Olá, Cintia
Gostei muito das tuas considerações.
Abra@os, Iris

You don't have permission to comment on this page.