| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

reinofungi

Page history last edited by PBworks 17 years ago

Os cogumelos sempre pertenceram ao reino vegetal, contudo a partir de 1969 eles passam a inaugurar um novo reino da natureza: reino fungi. Portanto, os cogumelos são considerados fungos, além dos mofos e bolores.

 

Diferenciam-se dos vegetais porque não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

 

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, necessitam obter seu alimento a partir de outro organismo, uma vez que não são capazes de sintetizá-los. Podem nutrir-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva — fungos parasitários. E encontram-se na água, terra, nos animais, homens e em detritos.

O ramo da biologia especializada no estudo dos fungos chama-se micologia.

 

As Partes do Cogumelo

 

 

Os cogumelos são considerados seres duvidosos para a saúde humana, pois os mesmos possuem espécies comestíveis e outras venenosas, como por exemplo, a Amanita Muscaria (cogumelo mata-moscas) que é extremamente venenoso e o Cantharellus Cibarius que é comestível.

 

É provável que só na América do Norte e Europa existam mais de 8 mil espécies de cogumelos, sendo que algumas delas são cultivadas por serem deliciosas iguarias, passíveis de comercialização ou utilizadas como medicamentos. Mas dentre estas espécies, algumas são consideradas venenosas, impróprias para o consumo e uso humano e outras, mortais, fatais, mesmo quando ingeridas em pequenas quantidades.

 

Os cogumelos podem ser cultivados propositalmente com o objetivo comercial ou serem nativos da vegetação e assim, podem brotar nos mais diversos habitats como na terra, em meio ao mato da floresta, em pastos, sobre as árvores, tocos de madeira, entulho, pântanos e brejos alagadiços, madeira carbonizada, esterco, húmus e até sobre outras espécies de fungos.

 

 

 

 

Fonte: 02-a

Fonte: 02-b

Fonte: 02-c

Fonte:02-d

 

 

Voltar à Página Inicial

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.